Comparação de amostragens em sondagens rotativas diamantadas com sondagens de circulação reversa

COMPARAÇÃO DE AMOSTRAGENS EM SONDAGENS ROTATIVAS DIAMANTADAS COM SONDAGENS TRICÔNICAS DE CIRCULAÇÃO REVERSA EM UMA PESQUISA MINERAL

Rafael Rachid Elias AJUB(1), Evandro Cardoso CINTRA(1), José Ricardo STURARO(2)

Este trabalho, desenvolvido no Depósito Aurífero de São Francisco (Estado de Mato Grosso, Brasil), teve como objetivo a avaliação de duas técnicas de sondagens, que foram as sondagens rotativas diamantadas e as sondagens tricônicas com circulação reversa, visto que o custo das primeiras são significativamente maiores que as segundas. Os dados foram obtidos de três sondagens conjugadas, ou seja, furos gêmeos localizados a 1 m de distância. Para cada sondagem, foram obtidas em média 80 amostras, que constituíram o espaço amostral para os testes comparativos. Desta forma, empregou-se técnicas da estatística bivariada, como t de Student, gráficos de comparação de quantis e também recursos da geoestatística, como a análise variográfica. De acordo com os testes estatísticos, obteve-se uma similaridade significativa entre os dois tipos de sondagens.

(1) Curso de Pós-Graduação em Geociências, Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP. Avenida 24-A, 1515 – Bela Vista. CEP 13506-900. Rio Claro, SP.
(2) Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP. 
Avenida 24-A, 1515 – Bela Vista. CEP 13506-900. Rio Claro, SP. Endereço eletrônico: sturaro@rc.unesp.br



Clique aqui para efetuar o download em formato PDF.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *