Sondagem SPT mecanizada, como é executada ?

Tradicionalmente, as sondagens a percussão, com realização de ensaios SPT são executadas com tripé e procedimentos manuais para a aplicação dos golpes ao conjunto amostrador.

Entretanto, na prática, a execução do ensaio SPT através de processos manuais tende a possuir pouco rigor na determinação da altura de queda do peso-padrão, alterando assim a energia efetivamente aplicada pelos golpes, podendo modificar substancialmente o número SPT, resultando em resultados mais imprecisos e com menor confiabilidade. Além disso, existem perdas de energia que não são computadas durante a queda da massa devido a forças de atrito existentes na polia, na corda ou, até mesmo, no conjunto que recebe o impacto (conjunto cabeça de bater – hastes – amostrador). Tais forças de atrito podem afetar muito os resultados dos ensaios.

A execução de sondagens SPT através de processos mecanizados é o uso de equipamentos que aplicam golpes ao conjunto amostrador de maneira automática e sem interferência humana. Este processo garante maior confiabilidade nos resultados do ensaio, já que o equipamento assegura a repetição da energia de impacto ao longo de toda perfuração. Veja abaixo exemplos da execução dos ensaios mecanizados e observe como existe também uma grande variedade nos tipos de equipamentos mecanizados disponíveis atualmente.



Fontes: 
Damasco Penna Engenharia – www.damascopenna.com.br
Fundações sem complicações – @fundacoessemcomplicacoes
Persolo Fundações e Sondagem – www.persolo.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *