Métodos diretos de investigação do subsolo – Apresentação

Caro(a) profissional de Engenharia e Geotecnica,

Iniciaremos a partir desta primeira semana de junho, uma série de artigos a respeito de métodos diretos de investigação do subsolo. Acreditando que o assunto seja de profundo interesse para os profissionais da área, procuramos englobar nas publicações, não só aspectos técnicos sobre os métodos, procuramos na medida do possível, agregar informações compiladas entre diversas fontes, desde normatização específica, disponíveis a nível nacional ou internacionalmente, opiniões de profissionais, contratantes e clientes, bem como tentaremos descrever de forma prática as vantagens e desvantagens de cada método.

Iniciaremos nesta semana com um artigo a respeito do teste de CPT (Cone Penetration Test), a intenção é disponibilizar nas semanas subsequentes, ao longo desate ano, artigos sobre outros métodos, tais como ensaios de DMT, Pressiômetro, Vane Test além outros testes mais específicos, como os testes Sísmicos e Geo-Ambientais. Complementarmente estamos recolhendo material e contribuições a respeito de ensaios laboratoriais (de caracterização, permeabilidade, adensamento, expansibilidade, colapsibilidade, resistência etc…) além de testes de desempenho (provas de carga, medidas de recalque, ensaios PDA, PIT e demais tipos de instrumentação). Nossa intenção é disponibilizar artigos técnicos também sobre estes temas, no entanto, devido a diversidade e abrangência, não temos como propor no momento um cronograma para sua disponibilização.

Agradecemos desde já, não só aos profissionais que colaboram conosco nesta empreitada, mas também aos futuros colaboradores que porventura venham a nos auxiliar ao longo deste processo.

Para iniciar a leitura basta clicar no link para o próximo post.

Um abraço e boa leitura.

Atenciosamente,

Eng. Dário Furtado
Diretor Executivo
DynamicCAD Software Técnico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *