Sondagem de solo – procedimento essencial em obras de engenharia geotécnica

Trata-se a sondagem de solo de um procedimento essencial em obras de engenharia geotécnica. Basicamente, há três tipos mais utilizados de sondagens: I – Sondagem a trado (mecânica e manual); II – Sondagem a percussão com ensaio SPT; III – Sondagem rotativa. A alternativa mais utilizada nos solos brasileiros, para reconhecimento simples, é o SPT (standard penetration test), mas, caso sejam identificadas rochas no subsolo, necessária será a realização da chamada sondagem rotativa.

É essencial que se observem a NBR 6484 – Execução de Sondagem de Simples Reconhecimento dos Solos, a NBR 7250 – Identificação e Classificação de Amostras Obtidas em Sondagem de Simples Reconhecimento dos Solos e a NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações, normas estas da ABNT, sendo certo que, embora não sejam leis, investem-se de força obrigatória, já que o Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal n. 8.078/1990), em seu art. 39, in – ciso VIII, proíbe que fornecedores coloquem no mercado de consumo qualquer produto ou serviço em desacordo com tais normas. Nesse sentido, uma obra de construção civil sem a devida sondagem geotécnica, em caso de defeito ou acidente, colocará empreendedores, construtores e engenheiros responsáveis em sérios problemas, podendo a seguradora recusar-se a pagar a apólice, além das demais implicações jurídicas de ordens civil e criminal.

O mais incrível é que o custo da sondagem em relação ao empreendimento como um todo representa valor ínfimo e, mesmo assim, muitos construtores e empreendedores deixam de efetuar esse procedimento essencial. Estando demonstrado que as normas da ABNT e a engenharia geotécnica colocam o procedimento de sondagem de solo como requisito essencial de uma boa obra de construção civil, vale ainda compreender que tal serviço deve ser contratado junto a profissionais e empresas que realmente detenham capacidade técnica para a sua execução, considerando-se, ainda, a utilização de equipamentos normatizados e aferidos.

A ABEF, que já tem publicado seu consagrado Manual de Execução de Fundações – Práticas Recomendas, e, em coautoria com a ABMS, o também reconhecido livro Fundações – Teoria e Prática, está prestes a trazer a público, em formato digital, seu Manual de Geotecnia, que trata das mais avançadas técnicas e normas atualizadas de sondagens de solo, dentre outros assuntos correlatos.

No mercado há muitos aventureiros, sendo raras as empresas e poucos os profissionais de geotecnia que, realmente, executam sondagem de solo com reconhecida capacidade técnica, pois esse serviço exige conhecimento científico, perícia e muita prática. Há, ainda, fornecedores de sondagens irregulares, que não condizem com a realidade do solo, de modo que as correções necessárias, quando da execução da obra de fundação, geram consideráveis prejuízos, sendo certo que, como diz o ditado, “prevenir é melhor que remediar”. Em face disso, valerá sempre consultar, como excelentes referências, as empresas associadas da ABEF: abef.org.br/empresas-associadas.

Eng. Gilberto Vicente Manzalli
Diretor Presidente da ABEF



Clique aqui para efetuar o download da matéria em formato PDF.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *