Ensaio de SPT mecanizado – Nova norma NBR:16796-2020 – Método padrão para avaliação de energia em SPT

Em razão de inúmeras empresas já estarem se adiantando na adoção do ensaio de SPT mecanizado, investindo e utilizando equipamentos mecanizados, algumas desde 1997, a ABNT procurou pacificar este uso com a publicação da “NBR–16796:2020 – Solo — Método padrão para avaliação de energia em SPT”, pois é consenso no meio técnico, que o índice do SPT (N) obtido de um equipamento mecanizado, tende a possuir melhor representatividade se comparado com o sistema manual, portanto, devendo ser garantida esta eficiência energética do equipamento.

NBR 16796 de 10/2020 – Solo — Método padrão para avaliação de energia em SPT especifica o método para avaliar a quantidade de energia transferida ao conjunto de hastes devida ao impacto do martelo durante o ensaio de sondagem de simples reconhecimento (SPT). Esta quantidade de energia permite determinar a eficiência do equipamento utilizado para a realização do ensaio. Conhecendo-se a eficiência é possível então comparar valores de N obtidos com diferentes equipamentos.

Os métodos usados por esta norma para especificar como os dados são coletados, calculados, ou gravados não estão diretamente relacionados à forma como os dados podem ser usados em projetos ou outras aplicações, uma vez que isso não está contemplado no seu escopo. Este método de ensaio não pretende abordar todas as questões de segurança, se houver alguma, associada ao seu uso, é de responsabilidade do usuário, antes da sua utilização, estabelecer prática adequada de segurança e determinar a aplicabilidade de limitações regulamentares.



Clique aqui para visualizar a nova norma.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *