Os maiores problemas que afetam a produtividade das estacas em hélice contínua.

Engª Fernanda Stracke
@solodesignengenharia

Além de trabalhar com projetos, eu trabalho com execução de fundações profundas. Há alguns anos atrás realizamos na empresa onde trabalho um levantamento histórico com relação à produtividade de todos tipos de estacas, inclusive as estacas hélice contínua.

Neste estudo, concluímos que:

  • De 100% do tempo total que um equipamento de estacas hélice contínua estava em obra, esta máquina está efetivamente produzindo somente 60% do tempo.
    P.S.: estes são dados de médias do somatório de inúmeras obras. Na prática, claro que temos obras que produzem mais ou menos dependendo de todas condicionantes daquela obra específica.
  • Deste tempo parado em obra (40%), identificamos 2 principais motivos de paralisação do equipamento de estacas hélice contínua:
    1) não atendimento do concreto: pelo seu método executivo, a estaca hélice não inicia sua perfuração se o concreto não estiver na obra. Portanto, a falta de concreto afeta diretamente a produção das estacas.
    2) Falta de frente de serviço por falta de locação ou outro: o equipamento de hélice está disponível, mas a obra não oferece frente de serviço na mesma velocidade.

Portanto, chamo a atenção para estes dois itens: fornecimento de concreto e frente de serviço na obra. O equipamento de estacas hélice contínua pode oferecer uma alta produtividade se todos os fatores envolvidos estiverem alinhados e respondendo na mesma velocidade.



 Instagram: @solodesignengenharia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *