Análise comparativa dos resultados de NSpt com Torques de equipamentos de hélice contínua monitorada

ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS DE ENSAIOS SPT COM TORQUES DE EQUIPAMENTOS DE FUNDAÇÕES DO TIPO HÉLICE CONTÍNUA MONITORADA;

O presente trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de encontrar resultados com valores de amostras de sondagens SPT e compará-los com resultados de torques médios extraídos de equipamentos de Hélice Continua Monitorada, em obras executadas na região da grande Florianópolis. Com base nesses valores encontrados buscar-se-á elaborar uma planilha comparativa analisando os dois valores, Nspt e torque, e, a partir desta comparação, encontrar alguma relação entre esses dois valores para que com essa informação possam ser tomadas atitudes na obra durante a execução de um estaqueamento do tipo Hélice Contínua, considerando que em alguns casos a sondagem não é confiável.

Em muitas situações na construção de edifícios e estruturas de um modo geral, são verificados problemas associados a erros de projeto e a erros de execução, em decorrência da falta de conhecimento do subsolo. As obras de engenharia vêm cada vez mais exigindo estudos geotécnicos para melhor desenvolverem seus projetos de fundação. Baseado nesse pretexto é importantíssimo ter acesso a levantamentos de sondagens precisos que nos auxilie na formatação do dimensionamento do projeto específico. Esses estudos quando bem elaborados apresentam um excelente resultado nos projetos de fundações, uma vez que se podem desenvolver as melhores soluções que hoje estão disponíveis no mercado, utilizando as mais variadas tecnologias. Por outro lado, quando não temos estes estudos bem elaborados, temos o desenvolvimento da tecnologia da hélice contínua monitora, cada vez mais presente em nossas obras, e que apresenta diversos parâmetros para tomadas de decisões. É o caso do torque, um destes parâmetros apresentados pelos equipamentos de HCM. O presente trabalho analisará levantamentos de sondagens efetuados em obras na cidade de Florianópolis e irá compará-los com dados de torque extraídos de maquinas perfuratrizes, utilizadas em fundações do tipo Hélice Continua Monitorada.

RAFAEL DE SIQUEIRA MAGALHÃES
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

FERNANDA SOARES DE SOUZA OLIVEIRA, M.Sc.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA


TCC - Rafael de Siqueira Magalhaes


Clique aqui para efetuar o download do trabalho completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *