Integração de modelos geológico-geotécnicos e dados de instrumentação

INTEGRAÇÃO DE MODELOS GEOLÓGICO–GEOTÉCNICOS E DADOS DE INSTRUMENTAÇÃO: UM CASO DESAFIADOR DE REFORÇO DE MACIÇO NA SERRA DO MAR BRASILEIRA.

Integration of geological-geotechnical models and instrumentation data: A challenging case of a reinforced slope in a Brazilian coastal hillside

Alessander C. Morales Kormann*
Liamara Paglia Sestrem**
Thaís Perez Lazarim***
Larissa de Brum Passini****
Sergio Setsuo Asakawa*****

Este artigo apresenta a análise integrada de modelos geológico e geotécnicos, juntamente com dados de instrumentação, de um caso desafiador de monitoramento de estabilidade de talude, após a implantação de um sistema de contenção. O maciço conhecido como Morro do Boi, pertencente à Serra do Mar, encontra-se na pista sul da BR-101 no município de Balneário Camboriú/SC, Brasil. Historicamente, essa encosta apresenta a ocorrência de processos de movimentação, estando estes associados a eventos de precipitações pluviométricas.

A investigação geológico-geotécnica contemplou ensaios geofísicos, SPT, sondagens mistas e permeabilidade, como também ensaios de laboratório de caracterização e cisalhamento direto. O monitoramento do talude, iniciado em maio de 2012 e ainda em curso, compreende os seguintes instrumentos: inclinômetros, tensiômetros, piezômetros elétricos e um pluviógrafo. As análises do monitoramento juntamente com as observações de visitas e ensaios de campo mostram a interrelação entre os dados provindos dos diferentes instrumentos e apontam para a estabilidade do talude.

* Doutor, Eng. Civil, Professor, Universidade Federal do Paraná, PR, Brasil. E-mail: alessander@ufpr.br
** Mestre, Eng. Civil, Doutoranda, Universidade Federal do Paraná, PR, Brasil. E-mail: liamarasestrem@gmail.com
*** Mestre, Eng. Civil, Universidade Federal do Paraná, PR, Brasil. E-mail: thais.lazarim@gmail.com
**** Doutora, Eng. Civil, Pós-doutoranda, Universidade Federal do Paraná, PR, Brasil. E-mail: larissapassini@hotmail.com
***** Eng. Civil, Arteris, SP, Brasil. E-mail: sergio.asakawa@arteris.com.br



Clique aqui para efetuar o download do artigo em formato PDF.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *