Fundação Offshore com Estacas de Grande Diâmetro

Prezado profissional de Engenharia a Geotecnia,

O artigo a seguir foi escrito pelo corpo técnico da empresa GeoCompany Tecnologia, liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kochen e descreve de uma maneira bastante acessível e didática os trabalhos desenvolvidos para a construção da fundação da estação elevatória de água bruta Jaquari para SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) utilizando estacas de grande diâmetro ancoradas em rocha.

O presente trabalho se mostra especialmente interessante para os profissionais da área, por apresentar a descrição de especificidades características das estacas de grande diâmetro, que geralmente não estão presentes nas obras de fundações usuais, onde todo o processo de estaqueamento tem se mostrado praticamente “padronizado”, tendo pouco espaço atualmente para a adoção de soluções que ofereçam algum grau de variação/inovação.

Outro aspecto importante é no tocante as características do subsolo do leito da represa, obtidas por um conjunto de sondagens mistas, visto que a ancoragem projetada se dá em meio rochoso, possibilitando a definição do perfil geológico do local e principalmente, as decisões de projeto tomadas com base na análise de tais características.

Abaixo você encontrará dois link´s, o primeiro para uma apresentação feita pelos autores na ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos) e o segundo para o artigo em si, publicado recentemente na revista Fundações e Obras Geotécnicas“.

Gostaria de agradecer ao Prof. Roberto Kochen por autorizar o compartilhamento do artigo via link pois, acreditamos ser de bastante valia para os profissionais da área, com especial interesse para os usuários de nossas soluções.

Boa leitura…

Atenciosamente,

Eng. Dário Furtado
Diretor Executivo da DynamicCAD Software Técnico
Engenheiro Civil UFJF – Analista de Sistemas CES/JF – M.Sc. Engenharia COPPE/UFRJ


Apresentação:
http://www.geocompany.com.br/ftp/Fundacao_EEAB_Jaguari_060618.pdf

Artigo:
http://www.geocompany.com.br/ftp/Fundacoes_Offshore_GDLDagua.pdf


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *