Livro – Geologia de Engenharia e Ambiental

A publicação do livro “Geologia de Engenharia e Ambiental” faz parte das comemorações de aniversário de 50 anos da ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, seção brasileira da IAEG- International Association for Engineering Geology and the Environment.

A Geologia de Engenharia e Ambiental (GEA) é a ciência dedicada à investigação, estudo e solução de problemas de Engenharia e do Meio Ambiente, decorrentes da interação entre o terreno natural (solo, rocha, água, hidrocarbonetos) e as atividades do Homem.

Essa área técnico-científica nasceu e se desenvolveu com os projetos, construção e monitoramento de obras de grande porte, como barragens, rodovias, ferrovias e escavações à céu aberto e subterrâneas para obras civis e minerárias, onde a necessidade de bons projetos, segurança e correta estimativa de custos são fundamentais. Junto com a Mecânica dos Solos e das Rochas, a Geologia de Engenharia e Ambiental constitui a Geotecnia, área multidisciplinar de relevante importância aos projetos e obras de infraestrutura. 

A GEA e a ABGE têm apoiado ao longo dos anos a pesquisa teórica no Brasil, pois além das pesquisas e conhecimentos geológicos necessários para resolver os problemas de engenharia, os empreendimentos são oportunidades ímpares por revelarem, nas escavações, aspectos geológicos desconhecidos da Academia. Como exemplo, pode ser citado as pesquisas relacionadas aos basaltos da Formação Serra Geral, rochas de fundações das grandes barragens da Bacia do Paraná assim como a promoção, pela ABGE, da Mesa Redonda sobre “Aspectos geológicos e geotécnicos da bacia sedimentar de São Paulo”, realizada em 1980, onde consta a importante contribuição de José Moacyr Vianna Coutinho sobre as relações litológicas e estruturais da Bacia do São Paulo com o pré-cambriano.

Ao ser aplicada aos problemas ambientais mantém o mesmo enfoque: não se limita à descrição dos processos, mas ao estudo com a finalidade de intervir (Engenharia) para a sua correção ou prevenção. Portanto, a Geologia de Engenharia e Ambiental é uma ciência que se desenvolve resolvendo problemas práticos de Engenharia e Uso do solo.

O livro é composto por três Volumes: o “Volume 1 – Estrutura do Livro” contém os Prefácios, Apresentação, Agradecimentos, Autores (perfil profissional e endereço eletrônico), Referências Bibliográficas e Índice Remissivo. O “Volume 2 – Métodos e Técnicas” contém vinte e três capítulos e o “Volume 3 – Aplicações” contém outros dezessete, perfazendo um total de 40 capítulos.

Os 40 capítulos navegam com eficácia pelas áreas de planejamento e controle ambiental, solos, rochas e estruturas de maciços rochosos, águas superficiais e subterrâneas, relevo e dinâmica superficial, riscos geológicos, investigações geológicas e geotécnicas, geofísica aplicada, projeto e construção de obras de engenharia, ensino, ética e profissão, imprevistos geológicos, dentre outras.

São 93 autores que voluntariamente produziram seus textos e cederam os direitos comerciais a ABGE: 56 deles possuem títulos de doutores e 24 de mestres, obtidos em renomadas universidades públicas do país e do exterior; e treze são profissionais experts, sendo onze deles com mais de 40 anos de experiência.

Contém Prefácios dos Presidentes da ABGE e de importantes entidades técnico-científicas, como IAEG, ABMS, SBG, ABES, ABAS, CBDB, ABRH e ABEQUA. E doze comentários de eminentes personalidades do mundo acadêmico e profissional do Brasil.



Clique aqui e acesse a página da ABGE.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *