ARCHUS


Software para geração de projetos de Arquitetura e Construção Civil em três dimensões, integrando o modelo 3D com toda a documentação 2D do projeto (plantas, cortes, fachadas, locações etc…).Aplicativo para AutoCAD, compatível com versões 2007 a 2017 do sistema da Autodesk que visa auxiliar o profissional de projeto nos processos de concepção, desenvolvimento, elaboração e detalhamento de projetos do setor de AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção Civil. Dotado de inúmeros recursos para desenho e modelagem do modelo 3D da edificação o sistema conta ainda com recursos adicionareis que propiciam um maior controle sobre todo o processo de projeto. Toda a documentação 2D gerada é referenciada de fato ao modelo 3D elaborado, desta forma, qualquer alteração, eliminação ou incorporação de elementos no modelo passa a ser refletida automaticamente em todas as pranchas de desenhos do projeto.

Benefícios diretos ao se projetar utilizando o ARCHUS:

  • Produtividade: Com o conceito de Projeto Integrado e a integração em tempo real entre o modelo 3D e a documentação 2D gerada, qualquer alteração é refletida automaticamente no desenhos 2D. Não há redesenho, o usuário altera a geometria do modelo 3D e estas alteração passam a compor os desenhos 2D em tempo real.
  • Confiabilidade: O profissional tem a certeza de que o que está “plotado” na documentação 2D é efetivamente um “retrato” fiel do modelo construído.
  • Melhor Detalhamento e Qualidade final de apresentação: Geração da maquete 3D real da edificação. O cliente vê o que será construído. Possibilidade de aplicação de texturas, luzes, câmeras e renderização foto-realística.

Abaixo apresentamos um demonstrativo da utilização do sistema em um processo real de projeto, em seguida é apresentado um resumo das funcionalidades do software.

Projeto Centro de Ensino
– tempo total de projeto: 2 horas e 6 minutos
ATENÇÃO:
A exibição dos vídeos será iniciada quando o indicador de porcentagem atingir 10%.

[01] – Configurando o ambiente de trabalho
–  2:06 min

[03] – Inserindo o piso do primeiro pavimento
–  1:00 min

[05] – Inserindo as paredes do primeiro pavimento
–  1:07 min

[07] – Inserindo a laje do primeiro pavimento
–  1:16 min

[09] – Inserindo as paredes do segundo pavimento
–  5:31 min

[11] – Inserindo as janelas do segundo pavimento
–  2:00 min

[13] – Construindo as paredes do primeiro pavimento
–  1:00 min

[15] – Inserindo a laje do segundo pavimento
–  1:00 min

[17] – Definindo um pavimento tipo
–  1:18 min

[19] – Construindo uma “cortina de vidro”
–  2:56 min

[21] – Inserindo a mureta da cobertura
–  3:12 min

[23] – Inserindo o piso externo
–  1:00 min

[25] – Gerando a maquete 3D
–  8:48 min

[27] – Gerando os cortes e elevações
–  9:08 min

[29] – Gerando a planta baixa
–  13:19 min

[02] – Inserindo os pilares do primeiro pavimento
–  
3:57 min

[04] – Inserindo as vigas do primeiro pavimento
–  6:45 min

[06] – Inserindo o piso do primeiro pavimento
–  1:00 min

[08] – Criando as esquadrias de alumínio
–  14:05 min

[10] – Inserindo as portas do segundo pavimento
–  1:55 min

[12] – Construindo as paredes do segundo pavimento
–  1:50 min

[14] – Criando a escada do primeiro pavimento
–  7:07 min

[16] – Criando a escada do segundo pavimento
–  1:00 min

[18] – Inserindo as paredes da cobertura
–  3:28 min

[20] – Construindo o pórtico da fachada
–  9:48 min

[22] – Definindo a camada dos vidros
–  1:46 min

[24] – Definindo os materiais de acabamento
–  7:41 min

[26] – Inserindo o formato de plotagem
–  1:14 min

[28] – Detalhando os cortes e elevações
–  10:25 min

Vantagens Técnicas:

  • Modelamento 3D fácil de aprender e de utitlizar. Ferramentas para construção do modelo fáceis e intuitivas

  • Baixo custo de elaboração, devido a economia de tempo na entrada de dados no projeto. Editores especializados em criação de elementos arquitetônicos (paredes, esquadrias, escadas, vigas, pilares, perfilados, telhados etc…)

  • Compatibilidade total entre o projeto 3D e os detalhes 2D gerados a partir dele.

  • Melhor visualização e possibilidade de estudo no modelo 3D.

  • Maior aceitação por parte do cliente das soluções propostas no projeto.

  • O modelo gerado reduz ou elimina as maquetes físicas.

  • O modelamento 3D reduz a possibilidade de erros de projeto.

  • O sistema ARCHUS de modelagem 3D possibilita a aceleração de outros processos de desenvolvimento.

  • clique aqui para ampliar...clique aqui para ampliar...

Corte – Modo Sombreado Corte – Modo Linhas Planta – Modo Sombreado

clique aqui para ampliar...

clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...

Modelo 3D – Modo Renderizado
clique aqui para ampliar...

Montagem do Formato – Modo Renderizado
clique aqui para ampliar...
Detalhe Fachada – Modo Renderizado
clique aqui para ampliar...


Desenha paredes em três dimensões. Correção automática das interseções entre as paredes. Desenho de paredes em formato qualquer. Construção de paredes com diferenciação de faces interna e externa, possibilitando a aplicação de materiais diferentes para renderização de cada uma das faces. Comandos para o gerenciamento de paredes por pavimento, junção de paredes sobrepostas, diversos comandos para alteração do formato da parede e acabamento automático de paredes de fechamento.

clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...

Elabora ou edita esquadrias em três dimensões. Permite a criação e edição de portas e janelas de acordo com a preferência do usuário. Criação de diversos tipos diferenciados de portas, janelas ou aberturas em diversos formatos. Desenho automático de caixilhos, guarnições, soleiras, peitoris, vidros, almofadas, venezianas etc… Permite a gravação da esquadria criada para utilização em outros projetos. Possibilidade de inserção de esquadrias de fechamento (“paredes de vidro”), inserção de esquadrias independentemente da parede. Possibilidade de diversos tipos de representação 2D. Biblioteca com mais de 100 modelos de portas e janelas já prontos para utilização no seu projeto.

clique aqui para ampliar...clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...

Possibilita a criação de seções quaisquer para utilização no desenho tridimensional de vigas, pilares, perfis metálicos, perfilados, ruas, rampas etc… As seções podem ser criadas no próprio CAD e através de um simples clique no mouse cadastradas no módulo de seções. Inúmeras possibilidades de projeto de elementos estruturais (vigas, pilares, perfis…) ou de acabamento (rodapés, rebaixamentos, pingadeiras, molduras…). Permite a gravação das seções criadas ou editadas no módulo Seções para posterior utilização em outros projetos. Diversas seções paramétricas pré-programadas (o usuário apenas altera os parâmetros e obtém de imediato uma nova seção). Biblioteca com mais de 100 modelos de seções já prontas para serem inseridas no seu projeto.

 

clique aqui para ampliar...clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...

Módulo para definição de áreas que formam lajes, pisos, forros etc… Opção de definição ponto a ponto ou seleção de polilinhas. Desenho do sólido com ou sem aberturas. Possibilita a criação de superfícies planas com geometria qualquer.

clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
Solução automática de telhados em três dimensões. Possibilidade de personalização, permite a edição da solução proposta a fim de adequar o formato do telhado a preferência do projetista. Desenho automático do forro, cobertura e madeiramento.

clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...clique aqui para ampliar...clique aqui para ampliar...
Gera modelo 3D do terreno a partir das curvas de nível e/ou polilinhas. Geração do terreno modificado, desenho de rampas, áreas planas e taludes.

clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
Desenha escadas tridimensionais de qualquer formato. Retas, curvas, helicoidais, patamares retos, chamfrados ou curvos. Diversos parâmetros geométricos configuráveis pelo projetista. Possibilidade de criação de escadas com geometrias complexas de modo fácil e rápido.

clique aqui para ampliar...clique aqui para ampliar...clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
Gerencia os pavimentos do projeto. Possibilita o desenho em um determinado pavimento utilizando-se como pontos base os pontos de pavimentos inferiores. Facilita a visualização e criação de elementos por pavimento. Possibilidade de criação e gerenciamento de diversos pavimentos tipo. Depois de definido um pavimento tipo, qualquer alteração neste pavimento é refletida automaticamente nos demais pavimentos originados dele.

clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
Agrupa os layers por tipo e por pavimento, facilitando o gerenciamento do projeto. Permite a alteração de cor e estado. Fácil acesso aos layers agrupados por pavimento. Liga ou desliga layers por pavimento ou por tipo (paredes, portas, janelas, lajes, pilares, vigas etc…).

clique aqui para ampliar...
O ARCHUS conta com o ARCHUS Viewer, uma ferramenta para visualização de arquivos gráficos. Permite a visualização de arquivos de esquadrias, seções, bibliotecas, desenhos e figuras a serem inseridas no projeto. Procura visual de portas e janelas, seções 3D ou arquivos DWG. Acesso imediato aos respectivos módulos de desenho (esquadrias, seções etc…) ou inserção de blocos no projeto corrente. Conta ainda com uma vasta biblioteca com diversos tipos de portas e janelas já prontos, mais de 1200 blocos 3D de alta qualidade para humanização e detalhes DWG prontos para serem inseridos no projeto.

clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...
clique aqui para ampliar...

O ARCHUS D+ implementa no seu AutoCAD(c) o conceito de projeto integrado, onde os desenhos 2D são uma consequência natural do processo de projeto. Esta integração faz com que toda a documentação 2D gerada esteja referenciada ao modelo 3D da edificação. Desta forma qualquer alteração feita na maquete será automaticamente refletida em todos os desenhos 2D constituintes do projeto, proporcionando uma significativa economia de tempo (não há redesenho) e uma maior confiabilidade em relação aos desenhos 2D obtidos.

clique aqui para ampliar...

O ARCHUS D+ conta com mais de 50 (cinquenta) novas funcionalidades que permitem ao usuário alterar e incrementar tanto o modelo 3D gerado quanto a documentação 2D obtida.

 
Documentação:

Manual do usuário

Guia de projeto integrado

Folder do sistema

Características detalhadas

Guia de projeto passo-a-passo nível básico

Guia de projeto passo-a-passo nível avançado

Requisitos:

Computador pessoal com sistema operacional Windows 7, 8 ou 10(*).
Plataforma CAD Autodesk AutoCAD 2007 a 2017(**).
Porta USB para habilitação via hard-lock.

Dúvidas ?
Entre em contato conosco…


(*) – Compatível também com MAC-OS emulando Windows (XP,7,8 ou 10).
(**) – Compatível com a versão em INGLÊS dos sistemas CAD.